Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Transparência Pública Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

XXIV SNPTEE: Eletronorte tem trabalho premiado no Grupo de Estudo de Eficiência Energética e da Gestão da Inovação Tecnológica

27 de Outubro de 2017; Agência Eletronorte de Notícias

 

“O desafio de inovar frente à gestão dos recursos de P&D – o caso Eletronorte”, trabalho técnico apresentado durante o XXIV SNPTEE por Marina Lodi, ficou em terceiro lugar no grupo. “Atuar com foco na inovação é o caminho que uma empresa tem que trilhar para sua sobrevivência. Hoje a empresa que não inova está fadada ao insucesso”, afirma Marina, que apresentou os resultados da implantação da controladoria de recursos na Eletronorte, levando-se em consideração as leis que regem uma empresa estatal e a regulamentação da Aneel.

Como resultado da implantação da equipe de controladoria de recursos, a Eletronorte, desde 2015, tem obtido o reconhecimento integral em seus projetos e ausência de pontos de não conformidade em auditorias. Para Marina, “implantar a controladoria foi imprescindível para obter uma validação e verificação eficazes dos gastos quase que a tempo real, evitando-se a recorrência de erros nos documentos, apontamentos de auditorias e penalizações por não ocorrer o reconhecimento”.

Fórum de Mulheres – “Pela maior integração de homens e mulheres no setor elétrico brasileiro”. Esse foi o lema do I Fórum de Mulheres do Cigré, evento paralelo ao XXIV SNPTTE, que reuniu mais de 200 pessoas, a maioria do sexo feminino, para ouvir as emocionantes palestras de duas técnicas do setor. O presidente do Cigré Brasil, Josias Matos de Araújo, abriu o Fórum fazendo uma comparação entre as diversas fases da vida, desde o nascimento, e como a partir dali temos que tomar decisões complexas para progredir. Da mesma forma na vida profissional.

E foi falando simplesmente de suas vidas pessoais e profissionais que Kátia Cristina Garcia, do Cepel, falou sobre “Sustentabilidade: um caminho iluminado pela energia feminina”; e Angélica Rocha, membro do Cigré, fez a palestra “Trajetória e Encruzilhadas”. A batalha de cada dia também foi tema do vídeo exibido antes das apresentações, sobre a refugiada de Gâmbia, Mariama Bah, que conta as dificuldades que enfrentou para estudar, sendo mulher em sua tribo. “Na educação, a satisfação de vencer é muito maior que a dor imposta às mulheres em várias partes do mundo”, diz.

Outras palavras que merecem registro são de Kátia Cristina: “O que é a energia feminina? É aquela que orienta; que traz empatia; que leva à cooperação; que produz em equipe; que é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo; que pratica a liderança inclusiva; que tem a predominância emocional, e isso é bom; e que valoriza a flexibilidade e a comunicação criativa”. Ao final pediu palmas não para a própria apresentação, mas para todas as mulheres. Foi aplaudida de pé.

2019

O XXIV SNPTEE foi encerrado na noite do dia 25 de outubro em Curitiba (PR), sob a coordenação da Copel. Após a premiação dos melhores trabalhos foi anunciado que o XXV SNPTEE será realizado em 2019, em Belo Horizonte (MG), sob a coordenação da Cemig. Outros próximos eventos organizados pelo Cigré Brasil são o Fórum dos Jovens, dia 3 de dezembro de 2017 no Rio de Janeiro (RJ); e o Seminário Técnico de Proteção e de Controle – STPC, de 21 a 25 de outubro de 2018, em Foz do Iguaçu (PR).

Agência Eletronorte, por Alexandre Accioly

Fotografias: Roberto Francisco



mais notícias


® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 1, Asa Norte - CEP 70.716-901 - Brasília/DF
Telefone (61) 3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.