Página Inicial da Eletronorte Eletronorte
» Página Inicial » Fale Conosco » Mapa do Site

Pesquise na Eletronorte:

busca avançada



Chamada Pública - Inscrição para Negócios de Geração e Transmissão Transparência Pública Canal de Denúncia Acesso à Informação da Eletronorte Lei de Conflito de Interesses Prestação de Contas

Diretoria e Organograma

CGPAR_Index

 

Diretoria Executiva

Clique e acesse o Organograma Geral da Eletronorte
LVertical
Clique e acesse o Organograma da Presidência
LVertical

Img_FundoBrcoDiretor-Presidente
Vilmos da Silva Grunvald


Natural de Belém do Pará, é graduado em Engenheira Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação de Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Entre as funções exercidas ao longo de sua carreira estão a de gerente do Departamento de Planejamento do Sistema Elétrico da Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), coordenador Regional de Planejamento e Engenharia da Área Norte da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), diretor de Engenharia da Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), diretor Geral da Agência de Regulação de Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), secretário Extraordinário de Estado de Novos Projetos do Pará, secretário Especial de Estado de Produção do Pará, secretário Especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável do Pará, presidente do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pará S/A (Banpará), presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) e presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privada do Estado do Pará. Especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional e pós-graduado em Administração de Empresas, Vilmos também foi membro do Comitê Diretor do Grupo Coordenador do Planejamento do Setor Elétrico Nacional – GCPS, coordenado pela Eletrobras, e integrou o Comitê Técnico de Planejamento do Sistema de Geração da Eletrobras – CTST/GCPS.

LVertical
Clique e acesse o Organograma da Diretoria de Gestão Corporativa
LVertical
Img_Astrogildo.fw.pngDiretor de Gestão Corporativa
Astrogildo Fraguglia Quental

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Foi  conselheiro de Administração da Eletronorte de 2014 a  2015, tendo também ocupado o cargo de diretor Econômico-Financeiro  da Empresa de 1995 a 2008. De 2008 a 210, exerceu o cargo de diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, tendo sido o coordenador da execução orçamentária do Sistema Eletrobras (Eletrobras e suas subsidiárias) e coordenador do lançamento das ações da holding na Bolsa de Nova York.  Trabalhou também  como vice-presidente de energia da multinacional CNECWorleyParsons, empresa que atua na área de energia, portos, óleos, gás e mineração e foi diretor de engenharia e manutenção da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Outras funções desempenhadas: secretário de Estado de Infraestrutura do Governo do Maranhão, sócio-diretor da Proplan Engenharia Ltda. e engenheiro da Themag Engenharia Ltda.

LVertical
Clique e acesse o Organograma da Diretoria Econômico Financeira
LVertical
Img_ABarraDiretor Econômico-Financeiro
Antonio M. A. Barra

Natural de Cametá, no Pará, está  na Eletrobras Eletronorte desde 2008. É formado em Engenharia Elétrica (Eletrotécnica) pela Universidade Federal do Pará, com extensão em Administração Financeira (Avaliação do Desempenho Empresarial) pela Fundação Getúlio Vargas,  e em Direito da Energia Elétrica pela Universidade Cândido Mendes.  Tem  MBA em Gestão e Liderança e em Gestão Empresarial Estratégica e MBP em Petróleo e Gás, além de pós-graduação nas seguintes áreas: Tecnologias do Gás Natural, Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Econômica. É também Conselheiro de Administração da Belo Monte Transmissora de Energia e da Amapari Energia. Entre os muitos outros cargos já ocupados, destacam-se: diretor Administrativo Financeiro da Eletrobras Amazonas Geração e Transmissão, Conselheiro de Administração da Linha Verde Transmissora de Energia, Rio Branco Transmissora de Energa, Estação Transmissora de Energia, assistente da Diretoria de Projetos Especiais e Desenvolvimento Tecnológico e Industrial da Eletrobras e coordenador e supervisor  dos serviços de levantamento, projetos, cadastramento, fiscalização, medição e faturamento das obras de construção de redes de distribuição de energia elétrica rural do Programa Luz para Todos, da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre). Ao longo de sua carreira, coordenou inúmeros projetos, como os de fontes alternativas de energia, sistema de gestão de rede de distribuição de energia e remotorização de usinas termoelétricas, incluindo planejamento, supervisão, fiscalização e execução de obras civil e eletromecânica. Tem também grande experiência na gestão de empresas de energia elétrica e de telecomunicações e em projetos de eficiência energética, eletrotécnica e eletromecânica portuária, entre outros.

LVertical
Clique e acesse o Organograma da Diretoria de Comercialização e Relações Institucionais
LVertical
Img_FundoBrcoDiretor de Comercialização e Relações Institucionais
Wilson Fernandes de Paula


É formado em Engenharia Civil, Administração de Empresas e Análise de Sistemas, com pós-graduação em Direito Ambiental e Recursos Hídricos e MBA em Avaliação das Oportunidades de Negócios para Geração Hidrelétrica. Empregado da Eletronorte desde 1983, já atuou como gerente da Divisão de Projeto Básico e Executivo, onde participou da elaboração de projetos hidrelétricos e foi o representante da Empresa em grupos como os de Revisão e Atualização do Manual dos Estudos de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas e de Diretrizes para elaboração de Estudos de Viabilidade de Aproveitamentos Hidrelétricos. Em 1996, Wilson atuou como chefe da Divisão de Estudos de Concessões do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica e, entre 1997 e 2001, foi assessor da Superintendência de Gestão dos Potenciais Hidráulicos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2002, Wilson estava à frente da Coordenação de Estruturação de Negócios e de Gestão de Participações da Eletronorte, sendo responsável pela participação da Empresa nos leilões de concessão de geração e transmissão, além de coordenar os processos de parceria com empresas privadas para elaboração de estudos de inventário hidrelétrico e de viabilidade.
LVertical
Clique e acesse o Organograma da Diretoria de Engenharia
LVertical
Img_FundoBrcoDiretor de Engenharia
Roberto Parucker

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Roberto Parucker exerceu cargos de direção executiva e de conselhos de administração em empresas do Setor Elétrico nos último dez anos. Já atuou como conselheiro, diretor-presidente, diretor administrativo-financeiro e diretor-técnico da Alupar Participação S.A. Também tem experiência em gerenciamento técnico, administrativo e financeiro em ambiente regulado, gestão de contratos de usinas eólicas, PCHs e empresas de Transmissão, em operação e manutenção de sistemas de transmissão da rede básica e produção de energia. Parucker também foi gerente de fabricação da Embraco – Empresa Brasileira de Compressores S.A. que integra o grupo americano WirhpoolAtualmente é membro da International  Society of Bussines Leaders.
LVertical
Clique e acesse o Organograma da Diretoria de Operação
LVertical
Img_WillamyDiretor de Operação
Willamy Moreira Frota

Empregado do quadro desde 1982, Willamy Moreira Frota ocupou diversos cargos na Eletrobras Eletronorte. Sua experiência profissional inclui, ainda, outros importantes cargos, como chefe de gabinete do Ministro de Estado de Minas e Energia e os de diretor-técnico e diretor-presidente da Manaus Energia. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB), tem mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Unicamp.

LVertical

Conselho de Administração

ImgPresELB.fwWilson Ferreira Junior
Presidente


Wilson Ferreira Junior é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, desde 1981, e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie, desde 1983. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui várias especializações, dentre as quais Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie), Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co.). Na Companhia Energética de São Paulo (Cesp) exerceu diversos cargos, incluindo o de diretor de Distribuição (1995 a 1998). Foi presidente da RGE de 1998 a 2000, presidente do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A. de 2000 a 2001 e presidente da CPFL Paulista entre 2000 e 2002. Em 2002, tornou-se presidente da CPFL Energia, cargo que ocupou até 2016. Presidiu também a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entre os anos de 2009 e 2010.
LVertical
Img_FundoBrcoVilmos da Silva Grunvald
Membro

Natural de Belém do Pará, é graduado em Engenheira Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação de Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Entre as funções exercidas ao longo de sua carreira estão a de gerente do Departamento de Planejamento do Sistema Elétrico da Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), coordenador Regional de Planejamento e Engenharia da Área Norte da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), diretor de Engenharia da Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa), diretor Geral da Agência de Regulação de Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), secretário Extraordinário de Estado de Novos Projetos do Pará, secretário Especial de Estado de Produção do Pará, secretário Especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável do Pará, presidente do Conselho de Administração da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Pará S/A (Banpará), presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) e presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privada do Estado do Pará. Especialista em Planejamento do Desenvolvimento Regional e pós-graduado em Administração de Empresas, Vilmos também foi membro do Comitê Diretor do Grupo Coordenador do Planejamento do Setor Elétrico Nacional – GCPS, coordenado pela Eletrobras, e integrou o Comitê Técnico de Planejamento do Sistema de Geração da Eletrobras - CTST/GCPS.
LVertical
Marisete Fátima Dadald Pereira
Membro

Graduou-se em Ciências Contábeis e Econômicas pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (RS) e é pós-graduada em Ciências Contábeis, em Auditoria e em Ciências Econômicas. Tem MBA para Executivos pela Universidade Estado de Santa Catarina, onde também cursa mestrado em Engenharia de Produção. Alguns cargos exercidos ao longo de sua trajetória profissional: assessoria contábil e fiscal da David Rafael Blochtein, gerente do Departamento Econômico-Financeiro da Eletrosul, assessora especial de Ministro de Estado do Ministério de Minas e Energia – nessa Pasta é chefe da Assessoria Econômica desde 2006.

LVertical
Img_AMuniz.pngJosé Antonio Muniz Lopes
Membro

José Antônio Muniz Lopes é engenheiro eletricista, formado pela Escola de Engenharia da Universidae Federal  de Pernambuco. O diretor de Transmissão da Eletrobras foi presidente da empresa de 2008 a 2011 e dirigiu duas de suas subsidiárias - Eletrobras Eletronorte (1996 a 2003) e Eletrobras Chesf (1992 a 1993). Muniz exerceu, ainda, entre outras, as funções de diretor Administrativo e Diretor Financeiro da Eletrobras Chesf e foi coordenador geral da Presidêcia e diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte. Em 1994, atuou na Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia nos plenos de recuperação da Centrais Elétricas Mato-Grossenses SA. (Cemat) e da Companhia Energética do Piauí (Eletrobras Distribuição Piauí).
LVertical
Rafaello Abritta
Membro
LVertical
Gleide Almeida Brito
Membro

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará e mestranda em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil),  é  coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê de Gênero e Diversidade da Eletrobras Eletronorte, empresa da qual é a representante no Comitê Permanente para as Questões de Gênero do Ministério de Minas e Energia e das Empresas Vinculadas. Sua formação acadêmica inclui especialização em Políticas Sociais e Movimentos Sociais pela Universidade Federal do Pará, Planejamento do Desenvolvimento e Integração Regional pela Universidade Federal do Amapá e Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Unicamp. Na Eletronorte, entre as principais atividades desenvolvidas, destacam-se: criação, estruturação e implantação da Assessoria de Responsabilidade Social;  elaboração e implementação das diretrizes gerais de responsabilidade social; elaboração e implementação do Manual de Projetos Sociais; coordenação de iniciativas de inclusão social por meio de projetos de desenvolvimento comunitário na Amazônia Legal;  e articulação e implementação de políticas, planos e iniciativas no combate à fome e à miséria para promoção de cidadania e do desenvolvimento humano sustentável.
LVertical

Conselho Fiscal

Jairez Elói de Sousa Paulista
Presidente

Mineiro de Patos de Minas e formado em Administração, com extensão em Análise de Sistemas pela Faculdade Católica de Tecnologia (FICB), é também mestre em Gestão Pública e de Empresas e pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas (FGV).  Com mais de trinta anos no exercício de atividades técnicas e gerenciais, de coordenação, supervisão e assessoramento, planejamento, orçamento e finanças, logística, organização, sistemas e métodos, entre outras, foi assessor especial de ministro de Estado de Minas e Energia. Nesse ministério ocupou, ainda, diversas outras funções, a exemplo de presidente da Comissão de Ética Pública, ouvidor-geral interino e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração. Sua experiência na composição de Conselho Fiscal inclui a Eletrobras e a Eletronorte, sendo que nesta última compõe novamente o atual quadro de conselheiros fiscais.

LVertical
João Vicente Amato Torres
Efetivo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduado em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas, ocupou o cargo de conselheiro fiscal de diversas empresas, como Companhia Energética do Ceará (Coelce), Companhia Energética do Piauí (Cepisa), Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica e da própria Eletronorte (2014 e 2015). Já foi do quadro da Eletrobras, onde começou como auxiliar técnico de Contabilidade em 1985, chegando a contador-geral. Atualmente, é presidente da Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Abraconee) e assistente da Diretoria Financeira e de Relações com Investidores da Eletrobras.
LVertical
Rodrigo Parente Vives
Efetivo

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado lato sensu em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, é membro do Comitê de Governança Corporativa IRB Brasil Resseguros S.A., grupo que assessora o Conselho de Administração em assuntos relativos a políticas e regras de relacionamento dos órgãos estatutários. Entre outras atribuições profissionais, é também  gerente da área de Energia da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)/Ministério da Fazenda, sendo responsável pela avaliação dos atos societários das empresas ligadas ao setor e de algumas empresas do ramo de comunicações e logística e coordenador do grupo de Engenharia de Aplicação do grupo Johnson Controls. Desde 2015 integra o Conselho Fiscal da Eletrobras Distribuição Alagoas.

LVertical
Pedro Paulo da Cunha
Suplente
LVertical
Hiromi Cristina Santos Doi
Suplente

Desde 2003 Hiromi Cristina Santos Doi é analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde também  esteve à frente da área de projetos da Gerência  de Operações Fiscais Estruturadas da Coordenação-Geral de Gerenciamento de Fundos e Operações Fiscais (2011 a 2013). Ainda em 2013 assumiu a Gerência de Acompanhamento das Ações Judiciais referentes às transferências intergovernamentais da Coordenação de  Análise e Informações das Transferências Financeiras Intergovernamentais da STN, onde ainda atua. Formada em Nutrição pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), em 2014 concluiu o curso de especialização  em Instituições de Direito Público e Privado na Faculdade de Araraquara, São Paulo, em parceria com o Curso Unijur – União Jurídica/DF.

LVertical

Alexandre Navarro Garcia
Suplente

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), Alexandre Navarro Garcia tem pós-graduação em Direito Legislativo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e é especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e em Processo Legislativo pela UnB. Já foi ministro interino de Estado do Ministério da Integração Nacional, onde também ocupou o cargo de secretário executivo. É presidente da BRB Serviços S.A. , empresa do Conglomerado Banco de Brasília (BRB) e membro do Conselho Fiscal de Furnas  e do Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas (Uncepa). Sua experiência profissional inclui, ainda, os seguintes cargos, entre outros: presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e do seu Conselho de Administração; do Conselho Fiscal da Nuclep - Nuclebras Equipamentos Pesados S.A., e do Conselho de Administração da Codevasf; membro do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano da Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal, do Conselho de Administração da Usina Hidrelétrica Corumbá IV e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do Governo do Distrito Federal. Já publicou inúmeros estudos, entre os quais: Poverty eradication through regional development: the case of Brazil (Nova York, 2017) ,  Enhancing Efforts to Use Good governance to prevent, expose and deal with corruption; two significant measures (Nova York, 2016) e O Tratado de Methuen, a teoria das vantagens comparativas e o Plano  Diretor de Desenvolvimento Regional (2013).

LVertical
 

® Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A - Eletrobras Eletronorte - SCN Quadra 06 Conj. A, Blocos B e C, Entrada Norte 2, Asa Norte - Cep 70.716-901 - Brasília/DF - tel. (61)3429-5151

Copyright© Eletrobras Eletronorte. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo deste site, desde que citada a fonte.